Frases de São Francisco de Assis:

“E se por esse motivo tiver de suportar perseguições da parte de alguém, que então o ame ainda mais por amor de Deus.”

“Ao servo de Deus nada deve desagradar senão o pecado.” “Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, em breve estarás fazendo o impossível.”

“Onde a pobreza se une à alegria, não há cobiça nem avareza.”

“Louvado sejas, meu Senhor, por nossa irmã a Morte corporal, da qual homem algum pode escapar. Ai dos que morrerem em pecado mortal! Felizes os que ela achar conformes à tua santíssima vontade, porque a morte segunda não lhes fará mal!” (O cântico do Irmão Sol)

“E depois que o Senhor me deu irmãos ninguém me mostrou o que eu deveria fazer, mas o Altíssimo mesmo me revelou que eu devia viver segundo a forma do santo Evangelho.” (Testamento de São Francisco – 1226)

“E o Senhor me deu e ainda me dá tanta fé nos sacerdotes que vivem segundo a forma da santa Igreja Romana, por causa de suas ordens, que, mesmo que me perseguissem, quero recorrer a eles. E hei de respeitar, amar e honrar a eles e a todos os outros como a meus senhores.” (Testamento de São Francisco – 1226)

“E como apareceu aos santos apóstolos em verdadeira carne, também a nós e do mesmo modo que eles, enxergando sua carne, não viam senão sua carne, contemplando-o contudo com seus olhos espirituais creram nele como no seu Senhor e Deus (cf. Jo 20,28), assim também nós, vendo o pão e o vinho com os nossos olhos corporais, olhemos e creiamos firmemente que Ele está presente.”

“O que temer? Nada.A quem temer? Ninguém.Por quê? “Porque aqueles que se unem a Deus obtêm três grandes privilégios: onipotência sem poder; embriaguez, sem vinho e vida sem morte.”

“Onde há amor e sabedoria, não tem temor e nem ignorância.”

“Apenas um raio de sol é suficiente para afastar várias sombras.”

“Pregue o Evangelho em todo tempo. Se necessário, use palavras.”